"VOCÊ QUER, VOCÊ PODE, VOCÊ CONSEGUE"

TÉCNICA PARA FAZER PROVAS (OBJETIVAS OU SUBJETIVAS) - Autor: João Celestino

18/10/2013 10:39

TÉCNICA PARA FAZER PROVAS (OBJETIVAS OU SUBJETIVAS)


Ela funciona, e ajuda muito nos resultados, interessante como até hoje não propaguei isso, apenas passei para minha esposa e uma amiga, que usou, e disse que funcionou e muito bem.
Vamos lá:

PASSSO 1 - LER A PROVA:
Leia toda a prova antes de iniciar as respostas, mas no caso de provas de multiplas materias leia cada matéria e já responda de acordo com o item “a” do passo 2, depois leia as que ficaram, matéria por matéria e responda de acordo com o item “b” e por último leia as restantes, também matéria por matéria e responda de acordo com o item “c”.
Motivo: As perguntas podem ajudar na resposta e pode também ativar sua memória proporcionando a lembrança do que estudou e o que presenciou na sala de aula.

PASSO 2 - RESPONDER A PROVA:
a) Responda no primeiro momento somente as questões que você tem a CERTEZA que sabe, ou seja, resposta certa. AGORA O MAIS IMPORTANTE: COLOQUE UM “X” (xis) NESTAS QUESTÕES QUE RESPONDEU COM CERTEZA ABSOLUTA, E ANOTE QUANTAS SÃO, OBSERVE SE ESTAS QUESTÕES JÁ TE GARANTE A MÉDIA QUE PRECISA.
MOTIVO: Se o resultado for suficiente para alcançar a média, fará o restante da prova com mais tranquilidade, além de diminuir significativamente o stress e te dar mais tempo para as questões que tem dúvidas da resposta, você estará com a mente mais preparada devido estar com o raciocinio lógico mais descansado.

b) Responda agora somente as questões que você tem ALGUMA DÚVIDA, não se preocupe em forçar muito em uma única questão, você pode tentar responder outras questões simutaniamente, isso pode ajudar a descansar daquele esforço de raciocinio que estava fazendo (é como você está procurando algo com pressa, vê varias vezes e não acha, e na maioria das vezes quando relaxa ou vai procurar com mais calma, surpresa...tá lá bem diante dos seus olhos, é como um bloqueio, assim também são as questões de prova, conclua todas as questões em dúvida, não importa o resultado. AGORA O MAIS IMPORTANTE: COLOQUE UMA “?“ (interrogação) NESTAS QUESTÕES QUE RESPONDEU COM DÚVIDAS, E ANOTE QUANTAS SÃO.
MOTIVO: Poderá dedicar mais tempo a estas questões com dúvidas, e não perderá tempo com questões que realmente não sabe.
Observação: Fique atento quando a prova for de, respostas erradas eliminam as respostas certas.

a) Responda agora somente as questões que você tem certeza que NÃO SABE, já percebeu que estas nem tem importância mais, o seu destino nos resultados já está traçado anteriormente, então, quando estas questões forem objetivas tente respondê-las com suas palavras, seu entendimento, quando subjetivas da mesma forma e se a resposta errada não influênciar nas respostas certas, arrisque uma das alternativas. AGORA O MAIS IMPORTANTE: COLOQUE UM “0“ (zero) NESTAS QUESTÕES QUE NÃO SABE, E ANOTE QUANTAS SÃO.
MOTIVO: Estas questões já não fazem parte do seu resultado lógico, portanto, um possivel acerto será importante, mas não pode tirar seu tempo para responder as questões que você tem dúvidas, essas sim são mais importantes para influênciar no seu resultado.
Observação: Fique atento quando a prova for de, respostas erradas eliminam as respostas certas.

PASSO 3 - AVALIAR E REVISAR A PROVA.
a) Avalie o seu resultado, como você foi, para isso avalie os numeros somados em cada etapa, quantas respondidas com CERTEZA, quantas com ALGUMA DÚVIDA e quantas que NÃO SABE, em caso de provas com multiplas matérias e avaliação individual das matérias, some cada uma e avalie separadamente. Pronto agora você pode avaliar o esforço que vai precisar para concluir a prova.
b) Revise toda a prova, passo a passo, primeiro as que tem CERTEZA, depois as com ALGUMA DÚVIDA e por último as que NÃO SABE. Você não vai acreditar, muitas vezes na revisão, percebemos erros simples e inocentes, mesmo nas questões que tinhamos certeza da resposta, então, vale a pena o esforço da revisão.
c) Último esforço, não entregue a prova com questões em branco, isso no caso da avaliação não ser de respostas erradas eliminam as certas. RESERVE SE POSSIVEL 30 MINUTOS OU MAIS PARA ESTÁ ÚLTIMA PARTE. TENTE ATÉ O FINAL OBTER UM MELHOR RESULTADO, NÃO DESISTA!, AQUELA ÚNICA QUESTÃO COM CERTEZA VAI FAZER DIFERENÇA NO RESULTADO, TENTE BUSCAR A RESPOSTA ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO.

PASSO 4 - ENTREGA DA PROVA
a) Nunca, em nenhuma hipótese que não seja justificável, ENTREGUE A PROVA ANTES DO MOMENTO DETERMINADO COMO LIMITE PARA A ENTREGA, salvo se respondeu todas as questões com CERTEZA, ou seja, GABARITOU, neste caso PARABÉNS!.
MOTIVO: Fazendo assim, sempre terá a consciência que deu o seu máximo, e ai o resultado pouco importa depois que demos o nosso máximo, falo isso porque o resultado será sempre melhor do que seria se fizermos corpo mole com os desafios, afinal uma prova é um desafio, o desafio é se você é capaz ou não de mostrar que seu conhecimento é satisfatório para o critério de avaliação do conhecimento e distribuição do prêmio, afinal passar nos critérios é receber um prêmio pelo esforço e dedicação.

Depois de tudo, só desejo BONS ESTUDOS E ÓTIMOS RESULTADOS, é preciso estudar e prestar muita atenção nas aulas, e principalmente PARTICIPAR, questionar o professor e buscar a clareza no entendimento é muito importante para gerar a compreensão, isso é que vai te levar a bons resultados, COMPREENSÃO, porque: decorar nunca foi e nem será tão importante quando COMPREENDER, a compreensão te levará a soltar as suas palavras, você dizer as coisas com suas próprias palavras o faz SÁBIO, e sua memória terá menos trabalho para resgatar este conhecimento, o da SABEDORIA, enquanto que o conhecimento da DECOREBA, se vagueia até ficar no esquecimento.

Eu, concluir Gestão Pública em 2004, neste curso nunca colei e nem dei cola, e olha que não faltaram oportunidades, e tive ótimos resultados seguindo o método acima que sempre acreditei ser um dos motivos pelos quais tinha os resultados positivos, participava muito da aula, questionava, ficava atento as explicações dos professores, adquirir sabedoria e não conhecimento decoreba, fiz um trabalho conclusivo incrivél e tudo deu certo, vivem me falando pra fazer um concurso público, não só eu mas todos acreditam que me sairia bem, MAS... os resultados provenientes do serviço público nunca seriam suficientes para a realização dos meus sonhos... então estou realizando um empreendimento pessoal e independente que acredito vai me levar a realizar meus sonhos, afinal a vida é curta, e sinceramente o que representa um homem senão os sonhos que reallizou, tenho que ser fiel a eles nesta vida, e o meu foco é buscar a realização. Conto com todos, sozinhos somos vulneráveis, mas juntos somos o sucesso naquilo que cada um acredita, não precisamos compartilhar os mesmos sonhos, mas precisamos estar juntos para tornar possivel cada um deles.

 

ATENÇÃO: NUNCA DEIXE DE ESTUDAR PARA ESTAR SEMPRE MELHORANDO O SEU DESEMPENHO.

SUCESSO!!! A TODOS. Qualquer dúvida terei prazer em auxiliar, mande um e-mail para João Celestino: jcslife@gmail.com

 

HBL © 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode